O que são Arquétipos?

 

Arquétipos são padrões de pensamento e comportamento que influenciam diretamente nossas vidas. Querendo ou não, acreditando ou não, nós somos regidos pelos Arquétipos.

Os Arquétipos são consciências, que tem energia e informação. Cada Arquétipo carrega em si uma energia de altíssima vibração e um tipo de informação, que se expressa no nosso mundo e em nós, de diferentes maneiras.

Segundo Jung, os Arquétipos são forças altamente ordenadas e potentes que se manifestam nos padrões de comportamento do ser humano. Para Jung OS ARQUÉTIPOS SÃO AS CHAVES QUE ABREM TODAS AS PORTAS.

Podemos dizer também que os Arquétipos são possibilidades herdadas, como formas instintivas de pensar, que ganham consistência com as nossas experiências pessoais.

O ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender, sentir e agir de determinada forma. Os Arquétipos portanto, são imagens que cada pessoa herda e acessa no inconsciente coletivo.

Porém, a pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, mas mesmo assim sente uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.

O estudo dos Arquétipos nos ajuda a entender a estrutura da mente humana e do próprio Universo, e o poder da força vinda das profundezas de nosso inconsciente.

Tomar consciência dos Arquétipos é uma ferramenta mágica para compreendermos nossos comportamentos repetitivos, para superarmos nossos medos e crenças limitantes e para alcançarmos melhores resultados financeiros e em todas as áreas de nossa vida.

 

Os Nove Arquétipos da Prosperidade

 

Na Terapia Monetária nós trabalhamos com Nove Arquétipos da Prosperidade.

Abaixo apresentamos de forma resumida as principais características de cada um deles:

O IMPERADOR

As pessoas do tipo Imperador adoram trabalhar e dedicam a maior parte de seu tempo aos negócios e às atividades profissionais.

São pessoas empreendedoras, focadas e determinadas, que oferecem muito de si em tudo que fazem. Mas também são muito generosas e verdadeiramente se preocupam com o bem estar dos que trabalham e convivem com elas.

Os Imperadores cuidam bem de suas finanças e investimentos. Tem espírito de liderança e gostam de ter poder.

O ALQUIMISTA

Os Alquimistas são bastante criativos, com muitas ideias e projetos para um mundo melhor. Apreciam muito seu mundo interior e muitas vezes tem vocação artística. É o tipo “gente boa”.

Em muitos momentos eles tem dificuldade de se relacionar com o dinheiro e de participar do mundo dos negócios.

Suas crenças negativas sobre o materialismo criam bloqueios para empreender e alcançar o sucesso profissional e a liberdade financeira.

O PROTETOR

As pessoas do tipo Protetor são bastante generosas, leais e focadas em cuidar das necessidades dos outros.

Porém, muitas vezes elas abandonam a si mesmas e se sacrificam nessa “missão” de socorrer os que estão a sua volta. E ficam ressentidas com isso.

Geralmente são pessoas perfeccionistas com alto poder de realização. Mas em situações extremas podem tornar-se críticas, controladoras e manipuladoras.

O JOGADOR

Os Jogadores são considerados o tipo mais rebelde, pois querem sempre mostrar do que são capazes e não se preocupam com as opiniões dos outros.

Vivem com entusiasmo o momento presente sem se preocuparem muito com o futuro.

Eles gostam do risco nas questões financeiras e na vida de uma maneira geral. São aventureiros, impetuosos, otimistas. Ganham e perdem dinheiro com facilidade.

O CONECTOR

As pessoas do tipo Conector são bastante otimistas, confiantes e tem muita fé que no final tudo sempre dá certo. Geralmente também são muito comunicativas, extrovertidas e alegres.

Porém, nas questões financeiras se mostram inseguras e indecisas.

Os Conectores tem muita facilidade de conexão com as pessoas, criando longos relacionamentos, que muitas vezes podem gerar parcerias e bons negócios.

O ACUMULADOR

Os Acumuladores são pessoas muito responsáveis quando o assunto é dinheiro. Eles estão sempre em busca de sua independência financeira.

Geralmente são pessoas reservadas, desconfiadas, medrosas e insatisfeitas com o que tem. Porém, muito leais e trabalhadoras.

Em situações extremas podem tornar-se manipuladores e controladores de pessoas e eventos.

O ROMÂNTICO

Os Românticos são pessoas altamente emocionais e criativas. Mas são um tanto irresponsáveis quando o assunto é dinheiro.

Gostam de aproveitar a vida e ter experiências “únicas”. São pessoas generosas e costumam dar presentes às pessoas queridas.

Geralmente as pessoas deste tipo não gostam de administrar suas finanças nem de economizar.

A CELEBRIDADE

As Celebridades são pessoas carismáticas e magnéticas que gostam de desfrutar o bom da vida. Porém, se preocupam muito com a opinião e o reconhecimento das outras pessoas.

Muitas vezes agem por impulso e perdem o controle das finanças.

São pessoas que tem muito espírito de liderança e gostam de ajudar os outros a alcançarem o sucesso. Elas em muitas situações servem de inspiração para outras pessoas pelo seu estilo de vida.

O MAGO

O Mago é o arquétipo ideal. É o padrão que todos nós devemos alcançar.

O Mago apresenta todas as qualidades, dons e habilidades dos outros oito tipos anteriores. Principalmente a fé, o amor, a paciência, a humildade e a capacidade de criar conscientemente sua própria realidade.

A pessoa no nível Mago reconhece sua fonte de poder, tanto material, quanto espiritual. E ativa sua conexão com o fluxo da vida, acessando naturalmente a Prosperidade e a Abundância Divinas.

 

Não é fácil encontrar muitos Magos por aí. Mas todos nós deveríamos ter como meta chegar no nível do Mago. Podemos sempre avançar no caminho do autoconhecimento e da superação de nossos bloqueios e crenças limitantes. O desafio é restabelecer a conexão com nosso poder interior e com nossa capacidade de realizar e manifestar as riquezas da vida.

Esse é o objetivo da Terapia Monetária através do estudo dos Arquétipos da Prosperidade: te apoiar nessa jornada rumo ao Mago, revelando os dons e desafios de seus Arquétipos principais, e te ajudar a conseguir melhores resultados financeiros e progressos nas outras áreas de sua vida.

Importante destacar que todos nós temos características dos Nove Arquétipos da Prosperidade. Mas cada indivíduo tem um Arquétipo Principal que traduz melhor sua personalidade e sua forma de atuar na vida.

Na Terapia Monetária consideramos quatro Arquétipos no processo de alinhamento energético e desenvolvimento pessoal: o Arquétipo Principal, outros dois Arquétipos Secundários e o Último Arquétipo, aquele que aparentemente combina menos conosco.

Então vamos lá! O próximo passo agora é você fazer o teste e descobrir o poder de seus Arquétipos da Prosperidade.

Faça o Teste dos Arquétipos